sábado, 14 de novembro de 2015

ARAGUAÍNA 57 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA!



Araguaína é um município brasileiro do estado do Tocantins, possuindo atualmente 167.176 habitantes, a segunda maior população do Estado de acordo com estatísticas do IBGE em 2014, só ficando atrás da Capital Palmas. É um polo regional pujante, que se destaca nos quesitos comercial, educacional, saúde e serviços. Por muito tempo já teve a agricultura como sua principal fonte de renda, chegando a ser chamada por isso de “Capital do Boi Gordo”. Hoje, ela se destaca pelo seu comércio bastante influente nas regiões circunvizinhas, passando a ser intitulada “Capital Econômica do Estado”.

Economia

Existe a ideia de que Araguaína é a capital do boi gordo, mas a grande força de Araguaína não é só essa. O comércio e o DAIARA (Distrito Agro Industrial de Araguaína), com indústrias e contando com 3 Frigoríficos de referência nacional sendo o Bertin, o Minerva e o Boi forte. Araguaína é cercada de grandes, médias e pequenas fazendas, que impulsionam o desenvolvimento econômico da cidade através da agricultura e da pecuária. Também a instalação de faculdades na cidade impulsionou nos últimos tempos a iniciativa privada na construção civil.
Toda essa grandiosidade vem fazendo com que cada vez mais indústrias agroindustriais e grandes empresas venham a se instalar em Araguaína, devido ser uma cidade bem localizada logisticamente por estar à beira da BR 153 e próxima à Ferrovia.

Educação

Nos últimos anos vem se percebendo o crescimento também do setor da educação com faculdades, se instalando aqui. Temos grandes faculdades e universidades no município como a Universidade Federal do Tocantins que oferece cursos de licenciatura, medicina veterinária, gestão (Turismo, Cooperativismo e Logística), temos também o Itpac que tem cursos de administração, Direito, Engenharias, Contabilidade, Pedagogia, TI, Medicina e Odontologia; temos também a Facit com cursos em saúde, ciências aplicadas, ciências exatas, ciências humanas, comunicação social e formação tecnológica, ensino a distância; temos também a faculdade Dom Orione que oferece cursos de Administração e Direito, além de outras que tem seus polos aqui oferecendo diversos cursos à distancia.

Transporte

A localização geográfica de Araguaína possibilitou sua integração com todas as regiões do país para circulação de pessoas e mercadorias através de transporte aéreo e terrestre, contando com estradas federais, estaduais e municipais.
Com referência a via aérea, a cidade dispõe de um aeroporto com capacidade para pouso e decolagem de aeronaves de pequeno e médio porte. O 1º aeroporto foi construído no local onde hoje é a Vila Aliança, o 2º aeroporto, próximo ao Terminal Rodoviário e o atual se encontra no Setor Aeroporto, próximo ao Bairro de Fátima, denominado Aeroporto de Araguaína. Atualmente (2014), o município é servido por voos das empresas Azul, Sete e Passaredo. A primeira agência de vendas de passagens criada em 1963 numa sala do hotel São Vicente, na Rua Cônego João Lima que atendia as primeiras empresas interestaduais que por aqui trafegavam como Expresso Braga, Rápido Marajó e Viação Jussara.
No início do mês de abril do ano de 2015 o contrato com a Viação Lontra, empresa que operava na cidade há mais de 15 anos, se encerrou, dando começo a uma nova empresa chamada Cooperlota.

Telecomunicações

A cidade conta hoje com duas grandes emissoras de Rádio e TV, que são respectivamente, Grupo Jaime Câmera (Principal grupo de mídia do Centro-Norte, cobrindo os estados de Goiás e Tocantins) e Grupo Boa Sorte, afiliada ao SBT; além da TV líder que é afiliada à Rede TV. Muitas emissoras novas hoje surgem na cidade como o Grupo O Norte, TV gazeta.

História

Os primeiros habitantes da região foram os índios Karajás que viviam do plantio das ricas terras da região e da pesca no rio Araguaia. Os primeiros colonizadores a chegar à região foram a família de João Batista da Silva, que se firmaram no local e fundaram um povoado denominado Livra-nos Deus, por causa da grande quantidade de índios e animais selvagens.
Em 1925, chegaram novas famílias para o povoado, que passou a se chamar Lontra. Os novos moradores construíram a Capela do Sagrado Coração de Jesus e todo ano no dia 24 de junho havia uma festa na cidade.
Em 08 de outubro de 1948, Lontra passou a pertencer ao Município de Filadélfia e passou a se chamar Povoado de Araguaína. Em 1953, Araguaína tornou-se distrito e se desmembrou de Filadélfia cinco anos depois. Em 14 de novembro de 1958, tornou-se município.

Primeiros gestores
O primeiro prefeito nomeado foi Casimiro Ferreira Soares, exonerado em 3 de outubro de 1960, sendo substituído por Henrique Ferreira de Oliveira. Ainda na mesma data foram realizadas as primeiras eleições municipais, sendo eleito para prefeito municipal o Sr. Anatólio Dias Carneiro, para vice-prefeito Sr. Raimundo Falcão Coelho.

Crescimento
O desenvolvimento econômico-social do município começou efetivamente a partir de 1960, com a construção da rodovia Belém-Brasília. No período de 1960 a 1975, Araguaína atingiu um estágio de desenvolvimento sem precedentes na história do Estado de Goiás, tornando-se a quarta maior cidade do estado de 1980 a 1986, perdendo somente para Luziânia, Anápolis e Goiânia. Com a criação do estado de Tocantins, em 1989, Araguaína tornou-se a maior cidade do Estado e pretensa capital. A escolha não aconteceu por causa de fatores geográficos, sociais e políticos, mas o município ganhou o título de Capital Econômica do Estado, sendo atualmente a principal força econômica do Tocantins.

Hino de Araguaína

Letra e música de autoria do Professor Raimundo Almeida Magalhães Lei de criação nº 184 de 05/10/72 de autoria do vereador João Alves Batista.

Araguaína, cidade hospitaleira
Bela e pujante que nos apraz
No Tocantins és flamejante estrela
Bendita sempre sejais (bis)

Ordem e Progresso
É teu lema, cidade varonil
És artéria palpitante
No coração do Brasil

Teu solo é tão fecundo
Que plantando dá
É também rico em minérios
E madeiras-de-lei de invejar

Comércio e Indústrias
Prosperam lado a lado
És mesmo a Capital
Econômica do Estado (bis)

Toda essa letra retrata muito bem e confirmam essa homenagem que fazemos hoje aqui a essa cidade de povo tão simples e acolhedor.










Nenhum comentário:

Postar um comentário