terça-feira, 1 de dezembro de 2015

1° Dezembro: Dia Internacional da Luta contra a AIDS


Imagem da Internet


"HIV/AIDS TEM CURA SIM: AMOR, RESPEITO, SOLIDARIEDADE, TOLERÂNCIA, COMPAIXÃO E COMPREENSÃO!"



A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre uma das doenças que mais mata no mundo: a AIDS. Não apenas informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS também tem a função de auxiliar no combate contra o preconceito que os portadores de HIV - vírus humano de imunodeficiência - sofrem na sociedade por causa da doença.
A sigla AIDS vem do inglês Acquired immunodefiecience syndrome, que em português significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O vírus da AIDS (HIV) destrói as células brancas do organismo, responsáveis em proteger e combater doenças no corpo humano.

Com a destruição das defesas do organismo, o corpo fica bastante fragilizado e propício a ser atacado por inúmeras doenças, como pneumonias, infecções, herpes e até mesmo alguns tipos de câncer.

Imagem da Internet


Embora seja uma das doenças que mais matam hoje em todo o mundo, o HIV/AIDS, é uma doença que pode ser controlada e caso a pessoa adira ao tratamento pode levar uma vida perfeitamente normal. O que mudará na vida do portador são as rotinas de idas ao hospital e o uso de medicamentos. Embora o uso de medicamentos sejam diários, a ida ao hospital é feita a cada 3 ou 4 meses, dependendo de cada caso. O uso de medicamento não muda em nada aspecto da vida cotidiana, pelo contrário, auxiliam o portador a levar a vida de antes.

Imagem da Internet

Imagem da Internet

O que leva hoje a morte de muitos portadores do HIV/AIDS hoje é o preconceito e a falta de informação sobre o tema. Outra causa também é que as pessoas têm medo de descobrir que estão com essa doença, não fazem o tratamento e acabam sendo mortas não somente pelo vírus mas pelas doenças oportunistas que surgem, visto que como já falado a função dessa doença é fragilizar as nossas células de defesa, nos deixando frágeis para as demais doenças!

Imagem da Internet


Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

Por que o laço vermelho como símbolo?

O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids.
O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à ideia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual Aids, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos na Guerra do Golfo.


Imagem da Internet

Imagem da Internet

Imagem da Internet


FONTE DE PESQUISA: